Porque NÃO gostei de Harry Potter e o Enigma do Príncipe

quinta-feira, 16 de julho de 2009



ANTES DE MAIS NADA, preciso dizer que eu sei que adaptações são de fato, adaptações. Nunca esperei ver o livro transcrito palavra por palavra na tela. E também concordo (parcialmente) que o filme não deve ser feito exclusivamente para os fãs, e sim para todos aqueles que quiserem ver um filme. Mas tem um problema com essa lógica. Essa série só ganhou o tamanho que tem hoje por causa dos milhões de fãs, por todo o mundo; fãs esses que esperaram ansiosos os lançamentos dos livros, que leram (e ainda leem) até de madrugada, loucos pra saber o que ia acontecer... e aí vieram os filmes. Todos aguardando com muito entusiasmo, pra ver como aquele livro seria traduzido em imagens... se seria tão fantástico e perfeito como se tinha imaginado quando leram. Não vou entrar nos méritos e defeitos dos anteriores. Mas eu, como um grande fã, de longa data, que cresci com os personagens, afirmo que esse sexto filme, pra mim, e pelo visto pra muita gente, foi extremamente decepcionante.


Já disse e repito: nunca quis ver os livros impressos na tela, e sempre gostei de me surpreender com algumas coisas ou alterações nos filmes, coisas que eu tinha imaginado de maneira completamente diferente, mas que acabaram ficando sensacionais na tela; Infelizmente, não foi esse o caso. Embora muito contrariado, até aceito o fato de terem excluído algumas cenas; sei que isso teria que acontecer, mas excluir cenas que são tão importantes pra história?! Muitas dessas que fazem o livro ficar tão interessante, ao conhecermos o Voldemort aluno, o Voldemort jovem, o caminho que o levou a se tornar quem é... E as discussões, as longas e intensas conversas entre Harry e Dumbledore; Que foi que aconteceu com elas?! De quem terá saído a idéia de simplesmente tirar quase por completo a essência do livro???

GOSTEI DA PARTE ROMÂNTICA (tirando aquele selinho mal dado), e das cenas engraçadas; Mas preferiria muito, muito mais assistir a uma adaptação que fosse MINIMAMENTE mais fiel ao livro do que uma comédia romântica que aborda por talvez, 5, 6 minutos, um dos elementos principais do livro - O PRÍNCIPE MESTIÇO - ou que talvez ao invés de INVENTAR CENAS (que apesar de terem sido bem feitas e bonitinhas, não tiveram significado ou importância nenhuma), tentassem colocar as que de fato fazem toda a diferença.

O QUE FOI AQUELE FINAL?! A cena da caverna até que foi bacana, mas ainda um pouco longe das minhas expectativas. Agora, o Dumbledore perder a varinha assim... por nada?! O Harry continuar escondidinho, com cara de mané, e mesmo quando o Dumbledore é assassinado brutalmente, ele não faz nada?! NADA!? Nem um grito, nem tentar fazer alguma coisa pra impedir que fugissem...? Ah sim, o ponto principal. Uma das cenas mais grandiosas, das mais intensas, e das mais esperadas... A LUTA, entre os comensais, os membros da Ordem, da Armada... feitiços pra todo lado, explosões, fogo, desmoronamentos, medo, tensão, adrenalina, uma cena quase épica, que continua nos jardins, com a cabana do Hagrid em chamas, e com o Canino preso, mais feitiços, o Harry gritando que o Snape é um covarde, e esse gritando e lançando feitiços de volta......... e o MELHOR que eles conseguem fazer é um Harry, e mais ninguém, correndo atrás de Comensais que PASSEAVAM por Hogwarts, tranquiiiilos, tranquilos, andando numa boa, sem nada nem ninguém na frente, sem Hagrid, sem confronto, sem nem vestígio da emoção do livro... quase que sem graça alguma; Que a cena tivesse 5 minutos, 3 minutos... eu juro que não iria ligar tanto assim, mas desde que a cena EXISTISSE.

Eu saí ontem do cinema com um sentimento novo pra mim, quando ia ver os filmes. Sei que tenho o consolo, como alguns já disseram, de ter o livro à mão para ler. Mas é muito triste saber que esperamos por DOIS ANOS, morrendo de ansiedade, para chegar na hora e sair chateado e decepcionado.

Para esse filme, dou nota 4.
Para a qualidade da adaptação, prefiro não comentar.



E vocês? O que acharam?
Comentem!

Comments

No response to “Porque NÃO gostei de Harry Potter e o Enigma do Príncipe”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)